segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O FGTS faz parte do seu patrimônio pessoal e precisa da sua atenção

TODO BRASILEIRO que trabalha com contrato formal tem uma reserva financeira que é formada ao longo de sua vida profissional.


Trata-se do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), criado em 1967 pelo governo federal para proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa.


Essa reserva de patrimônio pode ser utilizada em necessidades bem específicas, como para aquisição da casa própria, nos casos de aposentadoria e também em situações de dificuldades, como a demissão sem justa causa e nos casos de algumas doenças graves.


A formação desse patrimônio é feita mediante depósitos regulares realizados pelo empregador, em montante equivalente a 8% do valor do salário mensal pago ao trabalhador, cujo contrato é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).


O fato de o esforço de poupança ser do empregador -e não do trabalhador- talvez justifique a distância e a pequena quantidade de informação dos trabalhadores em relação a essa reserva.


Muitos deixam esse dinheiro parado, sem nenhuma estratégia de utilização, achando que ele poderá ser de muita valia por ocasião da aposentadoria.


REMUNERAÇÃO RUIM


Entretanto, a taxa de remuneração desses depósitos é pouco competitiva se considerarmos o nível da taxa de juros básica do mercado, hoje em 10,75% ao ano.


O saldo do FGTS é corrigido pela variação da TR (Taxa Referencial, a mesma que reajusta os depósitos na caderneta de poupança), acrescida de juros de 3% ao ano. A boa notícia é que, assim como a poupança, o FGTS é isento da incidência do Imposto de Renda.


De acordo com a Caixa Econômica Federal, as demissões são o principal motivo para saques (65% do total), seguidas pelos usos para a casa própria (14%) e para as aposentadorias (13%).


CASOS DE USO


Embora sejam inúmeros os eventos que permitem a utilização do FGTS, quero sugerir sua utilização visando agregar mais valia aos recursos e ajudar o cidadão a solucionar ou aprimorar o aspecto de moradia. Conheça algumas das regras para a utilização dos recursos do FGTS:


1) Os recursos podem ser utilizados para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.


2) Os recursos podem ser utilizados para amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações nos casos de compra de imóvel através de consórcio.


3) O proprietário que possua fração de imóvel residencial quitado ou financiado, concluído ou em construção, pode utilizar o FGTS para adquirir outro imóvel, desde que detenha fração ideal igual ou inferior a 40%.


4) O cônjuge separado, proprietário de imóvel residencial, concluído ou em construção, pode utilizar o FGTS na compra de outro imóvel, desde que tenha perdido o direito de nele residir e atenda às demais condições necessárias para utilização do FGTS na compra do novo imóvel.


5) O detentor de imóvel residencial recebido por doação ou herança pode utilizar o FGTS na compra de outro imóvel, desde que o imóvel recebido por doação ou herança esteja gravado com cláusula de usufruto vitalício em favor de terceiros.


6) O FGTS pode ser utilizado para construção, desde que esta seja feita em regime de cooperativa ou consórcio de imóveis, ou que haja um financiamento com um agente financeiro, ou com um construtor (pessoa física ou jurídica). O construtor deverá apresentar cronograma da obra.


Para saber mais detalhes, consulte o site oficial do FGTS em www.fgts.gov.br .


-------------------------------------------------------------------------------


MARCIA DESSEN , CFP, é sócia e diretora-executiva do BMI Brazilian Management Institute, professora convidada da Fundação Dom Cabral e cofundadora do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros.


DICAS QUE VALEM DINHEIRO


1 Enquanto o rendimento do FGTS somou 64,5% de agosto de 2000 a junho deste ano, as ações da Petrobras tiveram ganho de 613% até o dia 25 do mês passado.


2 A próxima capitalização da Petrobras permitirá o uso do FGTS apenas para trabalhadores que já têm ações adquiridas com recursos do fundo em 2000. Poderão usar até 30% do FGTS na compra de novas ações.

3 Só utilize os recursos do FGTS para aquisição de ações da Petrobras se você estiver longe da aposentadoria e tiver tolerância a risco .

4 Os saques do FGTS podem ser feitos a cada dois anos. Utilize o dinheiro sempre para amortizar mais rapidamente algumas parcelas do seu financiamento imobiliário.


5 Não conte apenas com o FGTS para seu período de aposentadoria . Complemente sua renda adquirindo produtos de previdência complementar.



















Sub 15 do Velo derrota o Paulista e abre vantagem

Quem também anda em boa fase é a molecada do Sub-15 do Velo Clube. Na manhã de sábado (2), a equipe venceu sua primeira partida na terceira fase do Paulista depois de três empates seguidos. O trunfo foi sobre o Paulista, por 3 a 2 de virada, no Benitão.



Como até então todos os times do grupo haviam apenas empatado, o resultado colocou os velistas na liderança da chave com seis pontos, ao lado do América que também derrotou o Grêmio Prudente, por 3 a 1, em São José do Rio Preto.


Com o resultado, o Velo abriu três pontos sobre o terceiro colocado do grupo, conseguindo uma importante vantagem na briga por uma das vagas da chave para as quartas de final da competição, já que restam duas rodadas para o fim desta fase.


Na partida, os visitantes saíram na frente, aos oito minutos do primeiro tempo, com Tucano. O Rubro-Verde empatou, aos 27, com Vitor. Na volta do intervalo, o artilheiro velista, Léo Paoli, sofreu pênalti, aos quatro minutos, e converteu, virando o placar. Dois minutos depois, Paoli voltou a marcar (20º gol no campeonato), ampliando a vantagem do Velo. O Paulista diminuiu, aos 12, com Alex, mas o marcador ficou nisso, 3 a 2 para os anfitriões.


O Velo volta a campo somente no próximo sábado (9), em Presidente Prudente, contra o Grêmio, enquanto o América joga, novamente em São José do Rio Preto, desta vez diante do Paulista, pela penúltima rodada desta terceira fase.


Quem também jogou no Benitão, mais à tarde, foi o Sub-20, pela Segunda Divisão. Já desclassificado o Velo se despediu da competição com uma derrota por 2 a 1 para o Palmeirinha.