quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Tecnologia Social, Cultura da Conexão, Ciência do Comum, Crowdsourcing e Crowdfunding

A comunicação pode ser definida como aquilo que vincula os seres vivos. As tecnologias sociais são aquelas criadas para solucionar problemas de ordem social e que tenham como quesitos a simplicidade, o baixo custo e o positivo impacto social comprovado. Como o uso das novas tecnologias podem ajudar na propagação das tecnologias sociais.

Todos os novos artefatos tecnológicos possibilitam o acesso a internet, com isso a comunicação flui verdadeiramente. Sendo realizada de muitos para muitos. Isso possibilita o compartilhamento de experiências e técnicas que podem ajudar outras pessoas. 

Exemplo deste fato é o trabalho desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, que premia todo ano uma tecnologia social, e mantém um banco de dados, onde as tecnologias sociais são armazenadas e podem ser acessadas via web e compartilhados por toda a sociedade. 

Portanto as novas mídias, colaboram para a transmissão e a comunicação entre pessoas que criam técnicas sociais e aqueles que delas precisam. 

Crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e solução ou desenvolver novas tecnologias. 

Crowdfunding , também pode ser chamada de "vaquinha" iniciativas de financiamento colaborativos. 

Comunicação é vincular, relacionar, partilhar e transmitir.