Vice-campeões em 2009, Santos, Atlético-MG, Grêmio e Atlético-GO agora erguem a taça. Vitória, Fortaleza e Avaí se mantêm no topo
A quebra da sequência de títulos de um arquirrival já havia sido realizada pelo Botafogo - que faturou os dois turnos, no Rio de Janeiro, depois de três vice-campeonatos. Campeão do Paranaense, o Coritiba subiu ainda mais, passando de terceiro em 2009 para primeiro em 2010.
Mas nem tudo mudou nos estaduais. O Vitória conquistou o tetra no Baiano, o Fortaleza também venceu o Cearense pela quarta vez seguida, enquanto o Avaí ficou com o bicampeonato, em Santa Catarina.
Meninos da Vila sofrem, mas riem por último
Time mais badalado do momento, o Santos sofreu para conquistar o Paulistão neste domingo. O Peixe acabou a partida decisiva com apenas oito jogadores em campo e foi derrotado por 3 a 2 pelo Santo André, no Pacaembu. Como havia vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar e tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais, por ter feito a melhor campanha na primeira fase, levantou a taça.
Em 2009, o Santos havia batido na trave e acabou derrotado na final pelo Corinthians.
Em 2009, o Santos havia batido na trave e acabou derrotado na final pelo Corinthians.
Derrota no Olímpico. E daí?
O Grêmio perdeu o Gre-Nal deste domingo, em seu estádio, por 1 a 0. Mas o gol de Giuliano e o resultado pouco importaram. Depois de ver o Internacional ser campeão nas duas últimas temporadas, o Tricolor voltou a conquistar o Campeonato Gaúcho, já que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 0, no Beira-Rio.
Atlético-MG não dá mole para zebra
Depois de dois anos como vice do maior rival, o Atlético-MG encarou o Ipatinga na decisão do Campeonato Mineiro. Justamente o time que havia eliminado o Cruzeiro. E o Galo tratou de não dar chances para o adversário. Vitória no primeiro jogo, fora de casa, por 3 a 2. Triunfo neste domingo, no Mineirão, por 2 a 0, com direito a gol do xodó Marques, e o 40º título do Estadual.
Hegemonia rubro-negra e sofrimento tricolor na Bahia
O Bahia venceu o clássico Ba-Vi deste domingo no Barradão por 2 a 1, com um gol nos acréscimos. Mas quem comemorou foi o Vitória. Por causa do triunfo por 1 a 0 no primeiro jogo, em Pituaçu, e da melhor campanha na fase de classificação, o Rubro-Negro conquistou o tetracampeonato, seu oitavo título em dez anos. O Tricolor segue guardando o grito de campeão, preso na garganta desde 2001.
Títulos igualados em Santa Catarina
Finalista dos dois turnos, dono da melhor campanha da competição e vencedor nos dois jogos da final do Catarinense. O Avaí conquistou o bicampeonato, após vitória por 2 a 0 sobre o Joinville, na Ressacada, neste domingo, de forma incontestável. De quebra, o time ainda empatou com o Figueirense como maior vencedor do estado, com 15 títulos.
Nos pênaltis, Fortaleza conquista o tetra
Foi sofrido, mas o Fortaleza conseguiu manter a hegemonia recente no estado. Depois de sair vitorioso do Clássico-Rei por 1 a 0 na primeira partida, o time jogava por um empate neste domingo. Mas o Ceará venceu por 2 a 1, levando a decisão do Cearense para os pênaltis. Melhor para o Tricolor, que ganhou a disputa por 3 a 1 e conquistou o tetracampeonato, seu oitavo título em dez anos.
Jogar com o regulamento não é a do Atlético-GO
O Atlético-GO goleou o Santa Helena por 4 a 0 na primeira partida da decisão e podia até perder por três gols de diferença neste domingo, fora de casa. Mas o time de Geninho ignorou a vantagem, venceu por 3 a 1 e conquistou o 11º Campeonato Goiano da sua história.
Campeões inéditos no sábado
A rodada de sábado teve dois times sendo campeões estaduais pela primeira vez. No Distrito Federal, o Ceilândia do atacante Dimba acabou com a sequência de seis títulos do Brasiliense e ergueu a taça após uma vitória por 3 a 1 no primeiro jogo, e um empate por 2 a 2 na partida decisiva.
O Campeonato Alagoano também teve um campeão inédito. Com vitórias por 2 a 0, no primeiro jogo, e por 2 a 1, neste sábado, o Murici bateu o ASA de Arapiraca para conquistar o título.