quinta-feira, 30 de março de 2017

Ensino Médio no Brasil Contemporâneo


É inegável que toda a educação brasileira em especial o ensino médio, última etapa da educação básica brasileira, ultimamente tem colecionado resultados negativos em avaliações nacionais e internacionais.
Esta situação tem sido agravada pela desvalorização do professor, pela falta de investimentos em educação e a inexistência de uma identidade única para o ensino médio.
A desvalorização ocorre quando o estado não dá condições adequadas de trabalho aos professores, que trabalham em escolas caindo aos pedaços, os salários são baixos e insuficientes, forçando a maioria a trabalharem em três turnos diários.
O governo faz questão de aplicar o investimento mínimo previsto na Constituição, muitos governos estaduais tem tirado direitos dos professores, tornando assim uma carreira totalmente desvalorizada nacionalmente.
A falta de identidade mencionada ao ensino médio ocorre quando em alguns estabelecimento este é elaborado para que seus concluintes consigam imediatamento acesso ao ensino superior, já em outros o foco é formar trabalhadores para o mercado de trabalho, geralmente em funções mais operacionais, que demandem menos conhecimentos específicos.
Portanto o ensino médio brasileiro está abandonado a própria sorte, sem apoio do estado que não valoriza os professores e não investe o necessário. O que falta para essa questão é um debate entre estado e sociedade , para definirem quais medidas poderão ser aplicadas na tentativa de melhorar essa situação. 



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