quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Resumo, Capítulo 1 do livro Auxiliar de Biblioteca 7ª edição, Autoras: Divina Aparecida da Silva e Iza Antunes Araújo.

                                                   Evolução do livro e da biblioteca.
Escrita. 

A escrita surgiu com o povo sumério, feita em tabuas de argila por volta de 2.500 a.c, a primeira escrita a surgir foi a pictográfica  e depois passou a  ser escrita alfabética.
Ler e escrever era beneficio de poucos, somente os considerados capacitados poderiam utilizar a argila para escrever.

Alfabeto.

O alfabeto, sinais que representam sons básicos utilizados numa língua trazendo clareza na comunicação e tornando a objetiva.

Suportes para escrita.

Papiro;  planta silvestre que crescia às margens do rio Nilo, faziam uma pasta do talo que seca era usada para escrever, bastante fibrosa, tipo um papel grosso, não permitia tanta mobilidade, sendo assim  surgi a primeira forma de livro o rolo de papiro.

Pergaminho; feito de pele de cabra, vaca ou de cordeiro, tem a aparência  acabada parecida com o papiro, como era mais resistente e flexível deu origem a forma atual do livro de hoje.

Papel;  criado pelos chineses, era produzido com bambu e córtex de amoreira, os chineses fabricavam uma pasta que uma vez seca era utilizada para escrita.

Imprensa; data do dia em que o alemão Johann Gutemberg teve uma ideia de fazer uma matriz de cada tipo para reproduzir caracteres iguais e modificou  a composição da tinta a fim de dar-lhe consistência mais adequada. Em 1456, Gutemberg publica em Mogúncia ( cidade alemã) a sua  famosa bíblia de 42 linhas em dois volumes, tamanho fólio( caderno de uma dobra, duas folhas =4 páginas) o primeiro livro impresso no ocidente. Dele foram tirados cem exemplares. A aparição da impressa no ocidente identificou, para o livro, a transformação de uma fase artesanal para uma fabricação industrial, comercial. A imprensa permitiu que um homem falasse a muitos.

Livro;  o livro foi considerado o produto feito em série, a impressa foi logo aceita como meio da transmissão de informação. O  livro propiciou a popularização da cultura que deixou de ser patrimônio exclusivo de nobres e religiosos para estender-se  a uma grande população, consequentemente com essa modernização levou à sociedade o conhecimento maciço das leis, da Filosofia, das Artes e da Ciência.
O livro foi a primeira máquina de ensinar, e também o primeiro bem produzido em massa.
O livro apresenta três aspectos importantes; suporte da escrita; difusão e conservação de um texto e maneabilidade.
Biblioteca.
Três períodos principais na história das bibliotecas;
Biblioteca tradicional; antes da automação até 1960.
Biblioteca moderna ou automatizada; uso de computadores para catalogar e organizar o acervo, começou em 1970 até os dias atuais.
Biblioteca do futuro; eletrônica sem paredes e online a partir de 1990.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.