quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Resumo, Capítulo 2 do livro Auxiliar de Biblioteca 7ª edição, Autoras: Divina Aparecida da Silva e Iza Antunes Araújo.

Biblioteca Conceitos.
Biblioteca.
Coleção de documentos bibliográficos ( livros, periódicos, folhetos ) e não bibliográficos                    ( gravuras, mapas, filmes, discos, fitas etc.) organizada e administrada para formação, consulta e recreação de todo o público ou de determinadas categorias de consulentes. ( UNESCO ).
É uma coleção de materiais informacionais organizada para que possa servir a um público. Tem pessoal encarregado dos serviços e programas relacionadas às necessidades de informações  dos leitores. ( ALAS  )

Biblioteca eletrônica.
Provê acesso não somente ao seu próprio acervo, mas também, por meio de redes eletrônicas a outros tipos de documentos e serviços oferecidos  por outras bibliotecas.

Biblioteca digital/virtual.
Armazena documentos e informações em forma digital em sistema automatizado, geralmente em rede, que pode ser consultado a partir de terminais remotos.

Biblioteconomia.
Conhecimento e prática do planejamento  e administração de informação e da coleta, armazenagem, recuperação e disseminação de informações.

Centro de documentação e informação.
Oferece informações centralizadas complementando o trabalho oferecido pelas bibliotecas, seu trabalho é focado no conteúdo dos  documentos, analisando e identificando informações mais úteis para um público específico.

Documentação.
São conhecimentos e técnicas com fins relacionados a pesquisa , reunião, descrição, produção e o uso de documentos indefinidos.
Pode se dizer que documentação é a reunião, indexação, conservação e distribuição de quaisquer  modelos de documentos.

Documento.
Qualquer unidade de registro

Informação.
Conjunto de dados que decifrados geram informação.

Arquivo.
Conjunto de documentos produzidos por vário meios, pode ser guardados em uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, ou de alguma outra forma condizente e esporádica.

Arquivologia.
Estudo relativo à organização e tramitação dos arquivos, são geralmente produzidos dentro de uma organização de distribuição interna e externa.

Museu.
Voltado para uma atuação envolvendo um contexto histórico, adquire, conserva, comunica e expõe com a finalidade de aumentar o saber, salvaguardar e desenvolver o patrimônio, a educação e a cultura, bens representativos da natureza do homem.

Museologia.
É a ciência que trata da filosofia, da teoria e dos princípios de conservação e apresentação das obras de arte nos museus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.